Cerca de 160 milhões de pessoas no mundo sofrem com catarata

Postado dia 06 de June de 2017
por Clínica Canto
home blog Cerca de 160 milhões de pessoas no mundo sofrem com catarata

Doença é causada, na maioria dos casos, pelo envelhecimento. Técnicas modernas de cirurgias são rápidas e seguras na resolução do problema

Todos os anos, milhares de pessoas no Brasil são diagnosticadas com catarata, um tipo de alteração ocular que torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris). No mundo, cerca de 160 milhões de pessoas sofrem de algum grau da doença, que afeta principalmente a população mais idosa, mas pode ocorrer entre os mais jovens. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata ainda é uma das principais causas de cegueira no mundo e pode ser congênita ou adquirida. Felizmente, diversos procedimentos foram criados para combater o problema. A cirurgia ainda é o único meio eficiente para corrigi-la. No entanto, ainda existem mitos envolvendo a realização do procedimento.

“Muitos acreditam que a idade avançada possa comprometer a realização da cirurgia. Outros, que a catarata deve ficar mais ‘madura’ para operar. Mas, a medicina e as técnicas de cirurgias estão cada vez mais modernas e rápidas, o que faz com que não exista um tempo ou idade ideal para o tratamento da doença”, explica a oftalmologista Ana Paula Canto, da Clínica Canto. Ela lembra que há algumas décadas o paciente precisava tomar anestesia geral para ser submetido à cirurgia. Hoje, a técnica mais moderna (cirurgia a laser) é um procedimento microscópico, mas de alta complexidade. Com duração máxima de 30 minutos, o paciente recebe uma anestesia local e já sai do centro cirúrgico enxergando.

A cirurgia ocorre em duas etapas: a primeira consiste no laser, guiado por um computador e que faz todos os cortes necessários, dividindo a catarata em vários pedaços, e na segunda etapa, o cirurgião utiliza um aparelho de ultrassom para aspirar a catarata e implantar a lente intraocular artificial que cumprirá o papel do cristalino. “O paciente sai do centro cirúrgico com uma proteção de acrílico, enxergando e sem necessidade de internação”, assegura o oftalmologista Geraldo Canto, da Clínica Canto. “O tratamento tem altas taxas de sucesso. Após a cirurgia, o paciente fica curado”, salienta. Ele assinala, no entanto, que a recomendação de tratamento cirúrgico não está relacionada à idade do paciente, mas do comprometimento visual.

Na cirurgia, sempre é realizada a substituição do cristalino opaco por uma lente intraocular. Existem diversos modelos e tipos de lentes. “As tóricas têm uma vantagem, pois corrigem não só a miopia e a hipermetropia, como também o astigmatismo; e as lentes multifocais permitem a independência quase completa dos óculos após a cirurgia, restabelecendo a visão para perto e longe”, informa Dr. Geraldo Canto. Mas apesar da cirurgia ajudar a reduzir o uso de óculos (para cerca de 80% dos pacientes), parte das pessoas submetidas ao procedimento ainda necessitam utilizar o óculos de grau.

“É possível dar adeus ao uso dos óculos com as lentes multifocais, que têm foco para longe, intermediário e perto. Porém, alguns pacientes optam ou só podem implantar as lentes monofocais, que possuem foco só para longe ou só para perto, fazendo com que o uso do acessório seja imprescindível”, esclarece a Dra. Ana Paula Canto. “É importante lembrar que todos os indivíduos devem passar por uma análise do especialista para ver qual tipo de lente deve ser usada em cada caso”. E ela acrescenta: “A cirurgia de catarata é extremamente segura e seus riscos são baixos, porém, é necessário que seja realizada por um cirurgião treinado e em um ambiente hospitalar adequado”.

Tags