Colírio deve ser utilizado só com indicação médica

Postado dia 21 de July de 2016
por Clínica Canto
home blog Colírio deve ser utilizado só com indicação médica

O costume de pingar colírios nos olhos sem recomendação médica pode causar sérios problemas à saúde ocular

Durante o inverno os olhos são os órgãos que mais ficam expostos e precisam de cuidados. O ar seco pode diminuir as lágrimas e prejudicar a lubrificação dos olhos. Embora os colírios sejam uma boa opção de tratamento para manter a umidade da superfície, é necessário cuidar com o uso indiscriminado do medicamento. “Utiliza-se a medicação como lágrimas artificiais para lubrificar os olhos, recompor o filme lacrimal, evitar esclerose da conjuntiva e manter a boa qualidade da visão”, esclarece o oftalmologista e diretor da Clínica Canto, Dr. Marco Canto.

Ele explica que os colírios são suspensões ou soluções de medicamentos especialmente diluídas, tendo como um dos seus principais objetivos, o tratamento de afecções oculares, e não costumam alterar a fisiologia natural dos olhos, pálpebras, conjuntiva e lágrima. No entanto, o médico lembra que é muito comum o costume de usar colírios sem recomendação médica, o que pode comprometer a visão e causar doenças como: glaucoma, catarata, esclerose da conjuntiva, ressecamento dos olhos e alteração da lágrima. “Também aconselhamos o paciente a não usá-lo mais do que a recomendação médica, pois pode causar intoxicação nos olhos devido ao conservante presente em sua fórmula”, ressalta.

Colírios podem ser encontrados facilmente em farmácia e, na maioria das vezes, vendidos sem prescrição médica. Para o Dr. Canto, ao invés de ajudar o paciente, pode prejudicar ainda mais a sua saúde. “O colírio indicado pelo atendente de farmácia pode ser qualquer um, o que dá uma falsa ilusão ao paciente de que a doença está sendo tratada”, alerta. O médico lembra ainda que, como qualquer outro remédio, o colírio deve ser utilizado de acordo com cada necessidade, respeitado a quantidade adequada para ser eficaz.

Gravidez e precauções

O oftalmologista aponta que alguns colírios não devem ser usados durante a gravidez, especialmente, nos primeiros meses. Embora não haja restrições em relação à idade, sempre que possível é importante consultar um especialista. “Cuide dos seus olhos, não acredite que estão bem sem examiná-los. Só indo ao oftalmologista que você saberá se está bem e terá sempre uma visão saudável”, enfatiza.

Dr. Canto explica que antes de gotejar o colírio nos olhos a higiene é essencial para que não haja mais contaminações. “As mãos devem estar limpas e lavadas, o frasco deve estar conservado e guardado adequadamente para preservar as suas características”. O médico ensina que se houver secreção nos olhos deve-se limpar antes. “O colírio não deve ser usado para remover a secreção e sim para tratar”, enfatiza.

Tipos de colírio

Existem diversos tipos de colírio e variam de acordo com sua finalidade. Alguns deles:

- Colírios antibióticos servem para o tratamento de infecções bacterianas;

- Colírios antiglaucomatosos para tratamento do glaucoma;

- Colírios antiinflamatórios para os casos de problemas não infecciosos e inflamatórios, reacionais e traumáticos;

- Colírios antifúngicos para tratamento de infecções fúngicas;

- Colírios lubrificantes para lubrificação ocular.

Tags