Cuidados com a saúde ocular foram destaque no Bom Dia Paraná, da RPC

Postado dia 12 de July de 2017
por Clínica Canto
home blog Cuidados com a saúde ocular foram destaque no Bom Dia Paraná, da RPC

Dr. Marco Canto deu dicas sobre como prevenir doenças oculares

No dia 10 de julho foi comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular. Para falar sobre os problemas oculares mais comuns e como evitá-los, o Dr. Marco Canto foi entrevistado no Bom dia Paraná, da RPC. Confira a conversa e o vídeo abaixo:


Amanda Menezes:
A catarata. Tem como evitar essa doença? O que tem pra passar de orientação para a população e para o paciente?
Dr. Marco Canto: Primeiramente, a catarata não tem muito como nós evitarmos. Embora a prevenção seja a melhor coisa, a principal causa da catarata é a própria idade: é a catarata senil, própria da idade. Existe a catarata na criança que, com os cuidados básicos, a gente consegue evitar. Também existe a catarata do diabético, das pessoas que tomam medicação, que com cuidados como revisões periódicas, podem ser prevenidas ou postergadas.


Amanda Menezes: O ideal é a pessoa procurar o médico oftalmologista de quanto em quanto tempo?
Dr. Marco Canto: Não tendo problemas mais graves, a prevenção em todos os padrões é de uma vez por ano, pelo menos. Tendo problemas como diabetes e outras doenças oculares, essa frequência pode descer para três, quatro meses, nos casos do glaucoma e nos casos das retinopatias diabéticas.


Amanda Menezes: Hoje em dia muita gente fica no celular, muito tempo exposto ao computador, às telas. Isso prejudica a visão de alguma forma? Pode ocorrer o desenvolvimento de uma miopia por causa disso? 
Dr. Marco Canto: Hoje, existem grandes estudos a respeito dos estímulos externos na progressão da própria miopia. Embora a principal causa seja um fator predisponente genético, existem estudos de que a fixação muito tempo de perto e o esforço prolongado tem estimulado o crescimento da miopia, que chega a 80, 85% no Leste Asiático. Aqui no Brasil, nós estamos tendo um crescimento muito importante e o fator maior que pode existir é a prevenção. O uso dos óculos, os cuidados que a pessoa pode ter como a cada 20 minutos do esforço ocular, tentar fazer 20 segundos de fixação à distância a mais de 20 pés, o chamado 20/20/20, que a Sociedade Mundial de Pediatria preconiza, ajudam a evitar o aumento da miopia.


Amanda Menezes: Tem alguma distância que as pessoas deveriam respeitar para evitar forçar tanto a vista?
Dr. Marco Canto: Na verdade, a fixação de perto se faz a 30, 35 cm e ninguém fica mais longe do que isso com celular. Então, por mais que você possa recomendar um pouco um maior afastamento, isso não vai acontecer. Por isso, temos a recomendação de tentar a cada 20 minutos fixar a mais de 20 pés ou, pelo menos, olhar para o lado de fora de uma janela por, no mínimo, 20 segundos. Em todas as doenças, em todos os fatores predisponentes, para tudo, temos que tentar fazer uma prevenção. Nós temos um programa importante na Unimed sobre a prevenção de todas as doenças, que é algo que devemos fazer.  

              

                         



Tags