Descubra a diferença entre os problemas oculares

Postado dia 18 de February de 2017
por Clínica Canto
home blog Descubra a diferença entre os problemas oculares

Especialista explica o que é miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia

Você usa óculos ou sente que está na hora de marcar uma consulta com o oftalmologista? Se a resposta é sim, saiba que você não está sozinha: 153 milhões de pessoas fazem uso do acessório para corrigir problemas de visão, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Essas dificuldades de visão são os chamados erros refrativos e podem ser a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Cada um tem uma explicação fisiológica e são tratados com correções ópticas como óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa”, conta Ana Paula Canto, oftalmologista da Clínica Canto, de Curitiba (PR).

De acordo com a especialista, a semelhança entre cada problema faz com que muitas pessoas confundam o diagnóstico. A pessoa que enxerga mal de longe, por exemplo, possui miopia, já quando a dificuldade é para perto, chama-se de hipermetropia. “Contudo, um grau muito alto desse último problema também causa dificuldade para enxergar de longe”, revela.

O astigmatismo, no entanto, trata-se da visão embaçada e distorcida tanto para perto quanto para longe. Por fim, a presbiopia, é o erro que dificulta a leitura para perto. “Ela costuma iniciar por volta dos 40, 45 anos e tende a piorar com o passar dos anos, necessitando aumentar o grau dos óculos para perto gradativamente. É uma alteração fisiológica do nosso organismo que ocorre com o passar dos anos”, conta Ana Paula.

Esses problemas oculares não regridem com o uso de óculos ou lentes de contato, que servem apenas para melhorar a visão e evitar sintomas como dores de cabeça e cansaço visual. A correção pode ser realizada somente com a cirurgia refrativa. “O paciente precisa estar com o grau estável há um ano, ser maior de 18 anos de idade e possuir condições adequadas da córnea para realizar a cirurgia refrativa, que consiste em um remodelamento da córnea utilizando um laser. Para saber se a pessoa pode fazer a cirurgia é necessário um exame oftalmológico minucioso realizado por um oftalmologista especialista”, salienta.

Tags