Dia Nacional do Combate ao Glaucoma é lembrado na quinta, 26

Postado dia 26 de May de 2016
home blog Dia Nacional do Combate ao Glaucoma é lembrado na quinta, 26

Doença é a segunda causa de cegueira no mundo e pode ser controlada se diagnosticada precocemente

De acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, no Brasil, há cerca de 1 milhão de brasileiros com a doença. Embora não tenha cura, o glaucoma tem tratamento e deve ser iniciado precocemente. “O glaucoma provoca uma alteração do nervo óptico, que entra em sofrimento e perde a capacidade de captar e transmitir os raios luminosos. Quando descoberta no início, é possível estacionar o seu avanço com o uso de colírios”, explica o oftalmologista Marco Canto, diretor da Clínica Canto.

Como não costuma apresentar sintomas e a perda da visão é lenta e gradual, a doença não é percebida pelo paciente nos estágios iniciais. Mas, quando há sintomas, geralmente são: desconforto nos olhos com sensação de pressão, embaçamento visual, principalmente pela manhã. Quando a pressão ocular sobe, a visão piora muito e provoca dor intensa. “Por isso, é fundamental as consultas regulares ao oftalmologista para avaliar a visão e fazer a medição de pressão ocular”, salienta Dr. Canto. A consulta oftalmológica deve ser periódica, principalmente se o paciente fizer parte do grupo de risco.

Qualquer pessoa pode desenvolver a doença, mas a incidência é maior em familiares de portadores de glaucoma, afrodescendentes, pessoas com doenças autoimunes, diabetes ou miopia. O tipo mais comum é o glaucoma crônico simples, de origem genética. “Quando temos dúvidas, ainda podemos realizar exames adicionais como campimetria, que mede a periferia da visão; curvas tensionais para verificar a pressão ocular em diferentes horários do dia, a estereofoto de papila, que avalia o comprometimento do nervo óptico e a paquimetria para qualificar a medida da pressão ocular”, esclarece.

O médico explica que a visão perdida não pode ser recuperada. “O tratamento somente estaciona a doença, as células que já morreram não voltam, mas aquelas que ainda estão em sofrimento, podem ser recuperadas”, afirma. Quando a doença é detectada, o tratamento é feito com colírios, laser ou cirurgias.