Dr. Marco Canto fala sobre prevenção de doenças oculares no Band Cidade

Postado dia 19 de julho de 2017
por Clínica Canto
home blog Dr. Marco Canto fala sobre prevenção de doenças oculares no Band Cidade

Médico orienta a realização de exames regulares para evitar qualquer perda visual

No dia 10 de julho foi comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular. Para falar sobre doenças oculares e a importância de exames regulares, o oftalmologista e diretor da Clínica Canto, Dr. Marco Canto, foi o entrevistado no Band Cidade. Confira a reportagem no vídeo abaixo:




Hoje é o Dia Mundial da Saúde Ocular. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 43% dos problemas visuais em países em desenvolvimento são causados por erros refrativos não corrigidos.


Segundo Estimativa da Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 314 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência visual em todo o mundo.

A professora Debora Toyama usa óculos desde sua adolescência e faz exames periodicamente. “Eu estava na escola, ainda no ensino médio, e tinha dificuldade na sala de aula para enxergar o quadro, essas coisas. Então, achei que estava na hora de procurar um especialista”, comenta.

Daí a importância dos exames preventivos, já que muitas doenças oculares são poucos perceptíveis em estágios iniciais. A prevenção é fundamental para diagnosticar e tratar doenças visuais e evitar qualquer perda visual.

“Deve ser acompanhado sempre. Observe que, mesmo no berçário, é feito o teste do olhinho e é muito importante continuar observando as crianças, se elas conseguem ver, pegar os objetos, se existe alguma mancha ou algum desvio ocular”, orienta o oftalmologista Marco Canto.

A partir da adolescência até os 40 anos, o cuidado deve ser intensificado. Além de algumas disfunções comuns é importante destacar que cerca de 60 milhões de pessoas sofrem de problemas visuais devido ao uso do computador e que a nossa visão pode sofrer alterações naturalmente com o passar dos anos. É comum desenvolver dificuldades para diferenciar tons de verde e azul, problemas para focalizar objetos próximos ou mesma necessidade de maior luminosidade para ler.

 “Desde a fumaça do cigarro, que irrita bastante os olhos, até o passar a mão nos olhos, você pode contaminar e levar uma conjuntivite bacteriana. Ambientes sujos com poeira e detritos também irritam bastante e podem causar lesões oculares e infecções de todos os tipos”, alerta Marco Canto.

Atualmente, existem muitos produtos e tratamentos que podem ajudar uma visão de boa qualidade ao longo da vida, como por exemplo, não levar a mão suja na região dos olhos.

“Procuro sempre estar atualizando o óculos. Por exemplo, fazendo checagem regular pra ver se estou precisando ajustar alguma coisa”, observa Debora Toyama.


Tags
doença ocular, prevenção, dia da saúde ocular