Saúde dos olhos: mitos e verdades

Postado dia 06 de January de 2016
por Clínica Canto
home blog Saúde dos olhos: mitos e verdades

Oftalmologista explica os principais cuidados com os olhos

Não coçar os olhos, alternar o tempo em que fica na frente do computador, remover a maquiagem completamente e não utilizar colírios sem recomendação médica são orientações comuns dadas pelos oftalmologistas para a saúde dos olhos. Porém, outras dúvidas surgem quando o assunto é a visão e a oftalmologista da Clínica Canto, Dra. Ana Paula Canto, esclarece o que é mito e o que é verdade.

Ficar muito tempo na frente do computador ou em ambientes climatizados requer alguns cuidados?

Dra. Ana Paula Canto: Verdade. É normal pessoas piscarem menos quando ficam muito tempo na frente do computador ou expostas ao ar condicionado e isso causa a Síndrome do Olho Seco. Por isso, recomendamos que sejam usados colírios lubrificantes com frequência, mas com recomendação médica.

O uso do colírio diariamente faz bem à saúde?

Dra. Ana Paula Canto: Mito. Caso não tenha prescrição médica para seu uso contínuo, o colírio é desnecessário para limpar os olhos. A melhor forma de mantê-los limpos são as próprias lágrimas.

Quando lavamos o rosto, nossos olhos já ficam limpos?

Dra. Ana Paula: Em partes. Quando a pele não é oleosa, é normal os olhos ficarem limpos ao lavar o rosto. Já quando a pele é oleosa, é necessário, pelo menos uma vez ao dia, higienizar pálpebra, cílios e cantinhos dos olhos. Isso ajudará a remover secreções e evitará coceiras, irritações ou conjuntivites.

É preciso evitar colocar ou coçar os olhos com os dedos?

Dra. Ana Paula:Verdade. Como nossa mão tem muitas bactérias, ao entrar em contato com os olhos, traz ciscos ou cílios. Qualquer objeto estranho deve ser tirado com água limpa e corrente.

Doenças oftalmológicas podem ocorrer por influências externas?

Dra. Ana Paula: Verdade. Ao entrar em contato com bactérias, ar seco, vento ou cosméticos, nossos olhos podem desenvolver as doenças inflamatórias. Caso não sejam tratadas, causam danos à córnea.

Podemos usar a camomila como remédio caseiro para os olhos?

Dra. Ana Paula: Mito. Por ter efeito calmante, a camomila tem poder secante quando entra em contato com olhos. Seu extrato também pode trazer pólen e desenvolver alergias.

Dormir de maquiagem faz mal para os olhos?

Dra. Ana Paula: Verdade. A maquiagem deve ser removida para evitar uma inflamação nas pálpebras, chamada blefarite, alergias ou outras irritações oculares. Já existem demaquilantes desenvolvidos e testados especificamente para a área dos olhos e para a limpeza e higiene dos cílios. Mas, apesar de serem produtos para os olhos, é preciso cuidado para que não entrem em contato para que não cause nenhuma lesão.

Usar produtos de beleza fora da validade ou emprestar de outras pessoas podem causar danos à saúde de seus olhos?

Dra. Ana Paula: Verdade. É preciso ter cuidado ao compartilhar maquiagens, não só ao ir aos salões de beleza, mas também com seus pertences. Se uma outra pessoa estiver com alguma doença ocular, como conjuntivite, ela pode ser transmitida. Caso exista algum indício de alergia, o uso dos produtos deve ser suspenso e deve ser procurado seu oftalmologista.

Tags