Dificuldade ao ver filmes 3D pode indicar problemas oftalmológicos

Postado dia 16 de June de 2016
por Clínica Canto
home blog Dificuldade ao ver filmes 3D pode indicar problemas oftalmológicos

Tonturas e enjoos estão entre os sintomas

A cada ano os cinemas ganham mais adoradores dos filmes em 3D. Diferente dos tradicionais 2D, essas obras trazem uma outra realidade ao espectador, com a sensação de que os objetos em cena “transcendem” a tela. Porém, algumas pessoas podem ter dificuldade na hora de assisti-los. “Quem usa óculos e quem tem uma boa visão não têm dificuldade em ver 3D, porém, o estrabismo, a catarata, a miopia, hipermetropia e astigmatismo não corrigidos ou a degeneração macular, podem impedir a percepção da tridimensionalidade e o paciente acaba vendo duplo ou uma imagem fantasma”, afirma a oftalmologista Dra. Ana Paula Canto, da Clínica Canto.

A oftalmologista explica que os pacientes que não enxergam bem ou não fundem as imagens podem sofrer desconfortos como dores de cabeça, náuseas e tonturas quando assistem filmes em 3D. “Esses incômodos ocorrem com frequência em pacientes que têm estrabismo e uma condição chamada ‘ambliopia’, o chamado ‘olho preguiçoso’. Nesses casos, um dos olhos enxerga pior que o outro e não há fusão das duas imagens projetadas na tela”, revela Dra. Ana Paula Canto.

A médica explica que, para assistir a filmes 3D, é necessário que os dois olhos trabalhem juntos para que ocorra a chamada “fusão binocular”. “No cinema tridimensional, duas imagens são geradas simultaneamente na tela e cada uma, por meio dos óculos especiais, é captada por um olho: o direito enxerga diferente do esquerdo. É nesse momento que ocorre a fusão binocular, ou seja, na recepção das duas imagens, o cérebro as lê e apresenta a tridimensionalidade”, detalha.

A recomendação, então, é que quem tem dificuldade em assistir filmes 3D procure um especialista. “Se a pessoa sentir qualquer sintoma ao ver essas obras, o ideal é evitar e procurar um oftalmologista para avaliar a visão”, salienta.

Tags