Dra. Ana Paula Canto orienta sobre os cuidados com as lentes de contato no programa Ver Mais

Postado dia 03 de agosto de 2018
por Clínica Canto
home blog Dra. Ana Paula Canto orienta sobre os cuidados com as lentes de contato no programa Ver Mais

Limpeza correta e descarte no prazo de validade indicado são algumas das precauções

Em reportagem do programa Ver Mais, da RIC Record, a Dra. Ana Paula Canto explica todos os cuidados fundamentais para a utilização das lentes de contato





Muita gente usa lente de contato no dia a dia, mas que tomar alguns cuidados para que o uso seja feito de maneira correta, pois, se não existe o perigo até da lente causar lesões graves nos seus olhos. Confira na reportagem.

Para aqueles que têm dificuldade de enxergar, o uso de lentes corretivas é uma alternativa, seja nos óculos ou quando se busca algo mais discreto, como as lentes de contato.

“Antes do uso, o ideal é consultar um oftalmologista para saber se você pode ou não usar a lente de contato e o próprio oftalmologista vai adaptar essa lente de contato. Não é simplesmente ir em alguma loja ou na internet comprar essa lente de contato, porque pode causar algum dano a sua visão”, explica Dra. Ana Paula Canto.

O uso requer algumas recomendações importantes, já que com contato direto com os olhos, as chances de doenças aumentam, podendo chegar à perda da visão. Antes de colocar as lentes de contato é importante limpá-las com as mãos higienizadas. Com a solução multiuso, deve-se esfregar delicadamente os dois lados da lente, deixando-a assim pronta para o uso. Mas, a doutora alerta: nunca se deve lavar as lentes com água, soro ou a saliva.

“Principalmente, a higiene antes de colocar e de retirar as lentes de contatos. É ssempre importante lavar bem as mãos e enxugá-las antes de manipular a lente de contato, sempre higienizar as lentes antes de colocar nos olhos e após retirar também. Usar somente o produto multiuso para higiene dessa lente de contato, nunca usar a água, soro fisiológico ou, acredite, algumas pessoas ainda utilizam saliva para lavar as lentes de contato”, orienta a Dra. Ana Paula Canto.

O líquido do estojo também deve ser trocado todos os dias, pois se ali tem uma bactéria, também pode causar uma infecção gravíssima.

“Ao colocar a lente de contato, você já descarta o líquido daquele estojo, e ao retirara-lá, você preenche aquele estojo com um novo líquido e ali ela vai ficar durante a noite, repousando para tirar todos os resquícios de maquiagem, de gordura da lágrima, de poluentes que estão no ar. Também precisa respeitar a troca da lente de contato. Nós temos lentes de contato gelatinosas e descartáveis e cada fabricante recomenda uma troca. Existem as lentes de descarte diário, que você coloca de manhã e joga fora ao dormir, as lentes de descarte a cada 15 dias, 30 dias, três meses e um ano e precisamos respeitar. É igual produto alimentício, que na embalagem vem uma data de validade com ele lacrado, estéril quando vem da fábrica. Depois de aberto, consumindo ou não, ele tem um prazo de validade. Assim é conforme o tipo de lente que você está utilizando”, salienta a Dra. Ana Paula Canto.

Dormir de lente de contato aumenta de dez a 15 vezes o risco de ter uma doença. Porém, a prática que não é recomendada, é habitual por muitos.

“Eu costumo brincar que o sonho não vai ficar diferente se você estiver dormindo com ou sem lentes de contato. São somente alguns minutinhos da tua noite, que você irá rapidinho tirar lente de contato, para ter uma saúde ocular muito melhor e diminuir o risco de alguma complicação”, aponta a Dra. Ana Paula Canto.


Tags
lentes de contato, saúde ocular