Óculos escuros protegem os olhos mesmo em dias nublados

Postado dia 13 de July de 2015
por Clínica Canto
home blog Óculos escuros protegem os olhos mesmo em dias nublados

Especialistas alertam que é preciso cuidado com as falsificações que 
não possuem os fatores de proteção

Com a chegada do inverno, os dias ficam mais nublados e o uso de óculos escuros se torna menos frequente. Entretanto, especialistas indicam a necessidade de uso inclusive quando o sol não está aparente. “Em todas as épocas do ano, no verão ou no inverno, mesmo com dias nublados, há emissão de raios solares e é necessário proteger nossos olhos de alguma forma”, afirma a oftalmologista da Clínica Canto, Ana Paula Canto.

De acordo com ela, o acessório é tão imprenscindível quanto o filtro solar para a pele. “Assim como os dermatologistas falam para que se passe filtro solar na pele, nós, oftalmologistas, recomendamos que se use óculos de sol com proteção ultravioleta para o dia”, compara. A proteção dos raios UV-A e UV-B deve ser de 99 a 100% e deve bloquear 75% da luz que chega aos olhos, o que irá preservá-los dos efeitos das radiações ao longo dos anos.

O diretor da Clínica Canto, o Dr. Marco Canto, ressalta que não basta apenas usar óculos escuro, é preciso ter um produto de boa procedência. “É aconselhável que a compra deve ser feita em lugares especializados. O óculos sem a proteção correta deixa passar uma maior quantidade de raios UV, pois com o escurecimento proporcionado pela lente faz a pupila se dilatar ainda mais”, alerta. Sergundo o oftalmologista, o preço dos óculos pode determinar a qualidade e tecnologia utilizada para melhor proteção. “O produto falsificado ou comercializado por um custo baixo, normalmente não tem proteção ultravioleta e qualidade, consequentemente, prejudica a visão.”

Para saber se o produto é de qualidade, o consumidor deve observar o selo que atesta a proteção UV. “Independente da marca, se os óculos tiverem a devida proteção, ele será benéfico. Caso sejam apenas escuros, vão acabar prejudicando a visão, muito mais que auxiliando”, explica a Dra. Ana Paula. A oftalmologista salienta que os raios solares contrinuem para a degeneração macular e para a formação de catarata. “Temos que evitar nos expormos ao sol sem óculos escuros. Ao usá-los estamos prevenindo o aparecimento dessas doenças”, ensina.

Tags