

A doença atinge ambos os olhos em mais de 90% dos casos. Porém, de forma assimetrica, ou seja, um dos olhos pode ser mais afetado. O objetivo do tratamento é permitir uma melhora da visão com óculos, lentes de contato, anéis intracorneanos ou transplante de córnea.
A cura do ceratocone ainda não existe. O tratamento com crosslinking corneano é um dos recursos mais modernos disponível para o ceratocone que está evoluindo.
O CROSS LINKING corneano consiste em desepitelização corneana central, instilação de riblofavina e irradiação com luz ultravioleta tipo A. Esse tratamento faz aumentar as ligações de colágeno presentes na córnea, tornando-a mais dura e diminuindo o risco de ectasia. O procedimento não é realizado para melhorar e visão; o objetivo principal é diminuir o risco da piora da doença.
O procedimento é realizado no centro cirúrgico do CDOP e demora cerca de 60 minutos. O paciente recebe anestesia local com colírio anestésico e, após o procedimento, o médico coloca uma lente de contato gelatinosa terapêutica para diminuir o desconforto ocular.
Nos primeiros dias a visão fica embaçada, conforme o epitélio cresce a visão torna a melhorar e a lente de contato é removida pelo médico no consultório.
Hoje, o crosslinking corneano é a técnica mais avançada para evitar a progressão do ceratocone.
Converse com os médicos de nossa equipe e esclareça as sua dúvidas.










Tratamento
- Lentes de contato rígidas
- Crosslinking (tratamento com laser para tentar estabilizar a doença)
- Anéis intra-estromais
- Transplante de córnea




