Cirurgia de Catarata cresce no Brasil

Postado dia 18 de February de 2016
por Clínica Canto
home blog Cirurgia de Catarata cresce no Brasil

Número de procedimentos aumentou 59,7% de 2010 para 2014, segundo o Ministério da Saúde

De acordo com dados do Ministério da Saúde são realizadas cerca de 556 mil cirurgias de catarata por ano, um acréscimo de 59,7% com relação a 2010. Porém, há vários mitos relacionados ao procedimento. Segundo a oftalmologista da Clínica Canto, Dra. Ana Paula Canto, muitos acreditam que a idade avançada possa comprometer a realização da cirurgia, outros que a catarata deve ficar mais madura para operar. “A medicina e as técnicas de cirurgias estão cada vez mais modernas e rápidas, isso faz com que não exista um tempo ou idade ideal para o tratamento da doença”, explica Dra. Ana Paula. A única forma de tratar a catarata é fazendo a cirurgia. 

A técnica mais moderna para sua realização é a laser, com duração de, no máximo, 30 minutos. O paciente recebe uma anestesia local, apenas com colírio. “A cirurgia ocorre em duas etapas: a primeira consiste no laser, guiado por um computador e que faz todos os cortes necessários, dividindo a catarata em vários pedaços; na segunda etapa, o cirurgião utiliza um aparelho ultrassom para aspirar a catarata e implantar a lente intraocular artificial que cumprirá o papel do cristalino”, esclarece a oftalmologista. O paciente sai do centro cirúrgico com uma proteção de acrílico, enxergando e sem necessidade de internação. O também oftalmologista da Clínica Canto, Dr. Geraldo Canto, salienta que o tratamento tem altas taxas de sucesso. “Sempre é realizado a substituição do cristalino opaco por uma lente intraocular. 

Existem diversos modelos e tipos de lentes: as tóricas têm uma vantagem, pois corrigem não só a miopia e a hipermetropia, como também o astigmatismo, e as lentes multifocais permitem a independência quase completa dos óculos após a cirurgia, restabelecendo a visão para perto e longe”, revela Dr. Geraldo Canto e complementa “Após a cirurgia, o paciente fica curado.” Adeus, óculos de grau? Apesar da cirurgia de catarata ajudar a reduzir o uso de óculos para cerca de 80% dos pacientes, por conta do uso das lentes intraoculares, muitos deles ainda necessitam utilizar o óculos de grau. “É possível dar adeus ao uso dos óculos com as lentes multifocais, que têm foco para longe, intermediário e perto. 

Porém, alguns pacientes optam ou só podem implantar as lentes monofocais, que possuem foco só para longe ou só para perto, fazendo com que o uso do acessório seja imprescindível”, salienta a Dra. Ana Paula Canto. “É importante lembrar que todos os indivíduos devem passar por uma análise do especialista para ver qual tipo de lente deve ser usada em cada caso”, ressalta e acrescenta: “A cirurgia de catarata é extremamente segura e seus riscos são baixos, porém, é necessário que seja realizada por um cirurgião treinado e em um ambiente hospitalar adequado.”

Tags